O que são Dinossauros?

Um grupo FANTÁSTICO de animais chamados DINOSSAUROS, caminharam pelo planeta Terra há milhões de anos.

Muitos eram gigantescos e outros do tamanho de galinhas, alguns eram pacíficos e outros ferozes, uns alimentavam-se de plantas e outros eram carnívoros. Eram répteis assim como os lagartos atuais, pele com escamas como um iguana.
Porém, existiram os que tinham a pele recoberta de penas. Assim como os répteis, eles botavam ovos. Além dos dinossauros, que eram terrestres, haviam outros répteis que eram voadores e outros nadadores, eles dominavam o planeta.


O ser humano só ficou sabendo da existência dos dinossauros através dos Fósseis, muitas vezes encontrados por acaso, até se tornar a maior caça aos fósseis atualmente.

Evolução:
O réptil vivo mais próximo dos dinossauros é o crocodilo. Há milhões de anos, um ancestral crocodiliano, ou tecodonte (réptil com dentes ocos), desenvolveu o hábito de correr. Ao longo de milhões de anos os tecodontes mudaram a forma de mover as perna, tornaram-se menores, movendo-se com mais rapidez, e eventualmente, transformaram-se nos primeiros dinossauros.

Ainda existem Dinossauros?
Não, porém existem répteis atuais muito ligados. A Tuatara é uma rara espécie de lagarto encontrada em ilhas da Nova Zelândia. Parentes extintos de tuatara viveram durante a era dos dinossauros. Os espinhos nas costas são remanescentes de alguns espinhos dorsais dos dinossauros.


Dinossauros NÃO voavam
Répteis voadores como os Pterossaurus viviam na mesma época dos dinossauros.




Dinossauros NÃO nadavam
Répteis aquáticos como os Plesiossaurus viveram na mesma época dos dinossauros




Nas águas, o Proterosuchus, um dos primeiros tecodontes, vivia a maior parte do tempo na água.




Tecodontes como o Euparkeria deixaram a água para viver em terra, nas quatro patas.



O Ornithosuchus, um tecodonte que andava sobre duas patas, foi primo distante dos primeiros dinossauros.



O Staurikosaurus foi um dos primeiros dinossauros. Carnívoros, sua postura ereta permitia rápida locomoção, o que lhe deu vantagem sobre os tecodontes.


IGUANODONTE
Um dos primeiros dinossauros a serem descobertos recebeu o nome de Iguanodon, por assemelhar aos iguanas atuais.





2 comentários:

  1. Tecnicamente ainda existem dinossauros. Aves são dinossauros vivos e tuataras não são nem lagartos nem perigosos. Os crocodilianos são muito mais próximos filogeneticamente dos dinossauros do que as tuataras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Near, gratidão imensa pela participação. Gostaria de fazer um convite, faça uma edição, resumindo sobre a tuatara e me envie no roaracno@gmail.com e eu coloco no lugar do que fiz e menciono você como colaborador na postagem.

      Excluir

Leia Também